quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Mais amor!

Lambe-Lambe. 
Disponível em: <http://lounge.obviousmag.org/lagar_de_ideias/2015/02/ha-pouco-lia-o-jornal.html>. Acesso em: 18/02/2015.

Nunca tinha prestado atenção nesta frase... De tanto ver os tais lambe-lambes nas ruas da cidade, não parei para pensar no sentido. São Paulo é assim, tem muito de tudo e tudo é muito comum.
Mas nem sempre foi assim!

A cidade ficou no ostracismo por mais de dois séculos, afinal poucos conseguiam vencer a subida da Serra do Mar. Muitos escritores descrevem os paulistanos como um "povo bronco": visitantes não eram bem vindos. Mas tudo isso muda com o café! Sem esquecer da abolição da escravatura, que favoreceu a imigração de várias etnias para o Estado.

O porto de Santos dava as boas vindas, e os trabalhadores subiam a serra nos trens da SPRailway. Funcionários da Hospedaria dos Imigrantes garantiam a estadia temporária das famílias, e o serviço incluía a distribuição destes trabalhadores para as fazendas do interior do Estado.
Porém, grande parte deles ficaram por aqui. 

E logo em seguida, os migrantes de outros estados chegaram em busca de novas oportunidades, fugindo da pobreza de suas cidades.

E assim São Paulo - a Metrópole - se formou: heterogênea. 
Pessoas de todas as naturalidades e nacionalidades formaram a maior cidade da América do Sul.
São quase 12 milhões de pessoas! 
Mais cade o amor?

A cidade desperta dois sentimentos distintos: o amor ou o ódio... Isso é o que eu escuto... Mas não concordo!
Acredito que temos que amar o lugar que moramos, que nos acolhe, que nos dá oportunidades de crescimento (cultural, profissional, pessoal)!
Como não amar o lugar onde se vive??? Como não amar o lugar que VOCÊ ESCOLHEU para viver???

Talvez a cidade continue "bronca", mas não precisa ser assim... Como fazer com que as pessoas se sintam pertencentes ao meio??? Porque quando nos sentimos parte do lugar, nós cuidamos, nós amamos!
Talvez com lambe-lambes... Talvez fazendo com que elas descubram os encantos da metrópole!

Afinal, amamos o que conhecemos, valorizamos o que gostamos... e assim, quem sabe, a cidade se torne civilizada.


*Civilidade = é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade organizada (Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Civilidade>. Acesso em 18/04/2015).

Um comentário: